Amor de mãe e maternagem
- Lidia Vas
- 16 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
MÃE:
substantivo feminino
mulher que deu à luz, que cria ou criou um ou mais filhos.
fêmea de animal que teve crias ou que cuida ou cuidou delas.
A palavra Mãe reúne elogios com significados infinitos: amor, renúncia de si própria, coragem, força e, preocupação, luta, etc. Além disso, a maternidade é uma jornada única e multifacetada, repleta de desafios e alegrias que só uma mãe pode entender verdadeiramente. Ser mãe vai muito além de dar à luz; é um compromisso emocional, físico e espiritual de nutrir, proteger e orientar uma vida em desenvolvimento.
Muitas vezes a Mãe deixa transbordar seus sentimentos, abraça, beija, faz carinho. Outras, demonstram seu amor no cuidado diário, naquela comidinha gostosa, nas várias perguntas: “Onde vai?”, “Com quem vai?”, “Que horas volta?”.
E o amor de mãe comumente é incondicional... daquele tipo que independentemente de qualquer situação, ela vai estar lá: firme, forte e ao lado da cria, amando-a com verdadeira devoção. Mães chegam a provocar um estado de inveja em outros seres que não compreendem muitas vezes, como elas podem ser tão disponíveis e sustentar uma força inigualável. Mas, como dizem: mãe é mãe!
MATERNAGEM:
substantivo feminino
Relação calorosa e amiga com a mãe ou com aquela que a substitui.
e segundo o Dic. Houaiss Na psicanálise: técnica empregada na psicoterapia, esp. das psicoses, que busca estabelecer entre terapeuta e paciente, no simbólico e no real, uma relação semelhante à que existiria entre uma "mãe boa" e seu filho.
A maternagem, por sua vez, é o ato de criar e/ou cuidar de um filho ou até estender esses cuidados a alguém que seja dependente da pessoa que o/a materna. Apesar de geralmente associada a crianças, a maternagem não se restringe a elas, podendo abranger adolescentes e mesmo adultos. É a arte de equilibrar o apoio e o incentivo com a disciplina e os limites, sempre com o objetivo de ajudar esse ser a crescer e se tornar a melhor versão de si mesma.

A maternidade e a maternagem são duas facetas intrincadas e complementares da experiência de ser mãe. Enquanto ambas se referem ao cuidado e criação de um ser, há nuances distintas que as diferenciam e, ao mesmo tempo, as unem em um vínculo poderoso.
Enquanto a maternidade é um presente da natureza, a maternagem é uma escolha consciente e ativa.
Portanto, seja através da maternidade biológica ou da maternagem emocional, uma mãe desempenha um papel único e insubstituível na vida de seu filho. Ela é a âncora que sustenta, o guia que orienta e o coração que ama, eternamente e além. Ela é amor e amor a gente aceita e agradece, ponto final!



Comentários